Encontro de realizações e perspectivas

Posted on 15/08/2010

1


Mesa composta por Pedro Ortiz, Cesar Ades, Gen Carbonell, Cel. Barbosa e Sérgio Gomes

Mesa composta pelo coordenador do módulo Amazônia Pedro Ortiz, diretor do IEA César Ades, Gen. Carbonell, Cel. Barbosa e diretor da Oboré Sérgio Gomes (Foto: Nivaldo Honório)

No último dia 14, aconteceu no Auditório  Alberto Carvalho da Silva, no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), o Encontro de Avaliação e Perspectivas do módulo Descobrir a Amazônia, Descobrir-se Repórter do Projeto Repórter do Futuro.
O principal objetivo da solenidade foi traçar um panorama do que foi realizado até hoje e apontar melhorias para as próximas edições do módulo. “Só o futuro me interessa, é para lá que todos vamos”, diz Sérgio Gomes, diretor da OBORÉ.

A mesa foi formada por Pedro Ortiz, coordenador pedagógico do módulo, que também representou o curso de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero; Prof. César Ades, diretor do IEA-USP; Gen. Carbonell, chefe de Gabinete do Estado-Maior do Exército;  Cel. Barbosa, comandante do CPOR-SP e Sérgio Gomes, diretor da OBORÉ.

Estiveram presentes no evento Teresa Isenburg, profª do Departamento de Estudo Internacional da Universidade de Milão;  o prof. José Luís Proença, coordenador do departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP; prof. Vanderlei Dias, do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie e a Profª Clara Correia, pelas Faculdades Integradas Rio Branco, além de 13 estudantes de jornalismo,  dez deles integrantes  da Viagem de Estudos e Reportagens à Amazônia deste ano, e os demais de  edições anteriores.

Integrante do Centro de Comunicação Social do Exército (CECOMSEX) em 2007, hoje Assessor do Secretário-Executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, o Cel. José Carlos Sappi não pode comparecer ao evento pois teve de acompanhar uma viagem do Presidente Lula, mas enviou uma carta onde expressou seu apoio ao Projeto. “Aprendi muito com o grupo e apostei que essa parceria com a OBORÉ e as Universidades, seria o melhor caminho para mostrar um pouco do que o Exército realiza na Amazônia, bem como esses jovens poderem conhecer um pouco do nosso Brasil naquela região”.

“O que o Projeto Repórter do Futuro fez em mim foi plantar uma semente”, disse Luana Lila, estudante da PUC-SP que participou da Viagem à Amazônia em 2008. Além das matérias que produziu durante a viagem, Lila sentiu a necessidade de se aprofundar no tema para produzir reportagens de fôlego maior.

Passou  a pesquisar e acompanhar com afinco temas ligados à região. Seu trabalho de conclusão de curso (TCC) que será entregue ao final deste ano surgiu desse interesse. Ela viajou novamente para o Norte do País, desta vez por conta própria, para realizar a reportagem sobre a construção de um  trecho da BR 317, que ligará o Atlântico ao Pacífico e passará pela Amazônia peruana e brasileira. Além do TCC as fotos da viagem serão divulgadas em seu flickr.

Também integrante daViagem de 2008, Roberto Taddei, jornalista, escritor , integrante da Casa de Cultura Digital e recentemente eleito Presidente do Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais (IPFD), ele não pode comparecer ao evento mas enviou uma carta onde manifestou sua gratidão ao Projeto. A viagem serviu como tema para o mestrado que cursava na época  na Columbia University (EUA) e transformou-se em um romance terminado recentemente e ambientado na vila de Clevelândia do Norte, o posto militar mais avançado do país. “Ouso dizer que o romance só foi possível porque o Projeto Repórter do Futuro existe”, diz Taddei na carta.

Em nome do IEA-USP, o prof. César Ades ressaltou o apoio do reitor da USP, João Grandino Rodas, ao Projeto Repórter do Futuro. Grandino não pode estar presente ao encontro devido a um compromisso no exterior, porém sua presença foi representada pela foto do encontro entre ele, a direção da Oboré, a coordenação do Projeto e o  Centro de Comunicação Social do Exército (CECOMSEX), realizado em maio deste ano.

Foi reiterado, no encontro, a necessidade de aumentar a duração da viagem de cinco dias. Com um dia para a chegada e outro  para o retorno, o tempo para os estudantes fazerem suas reportagens fica reduzido a três dias.  A ideia é incluir ao menos dois dias a mais para as próximas viagens.

Durante a solenidade foram apresentados os registros audiovisuais da Viagem de Estudos e Reportagens à Amazônia em 2010 realizados pelo CECOMSEX, representado no evento pela capitão Sylvia Martins e o sub-tenete Régio, e pela coordenação do Projeto Repórter do Futuro, um trabalho dos jornalistas Branca Rosa e Felipe Harazim. Também foi apresentada a versão beta do novo site-laboratório, que está sendo desenvolvido pelos jornalistas Leandro Melito e Germano Assad.

O evento foi marcado por uma homenagem inusitada. Teresa Isemburg pediu a palavra e fez uma homenagem ao exército brasileiro, por sua atuação na 2ª guerra mundial, quando ofereceu auxílio aos cidadãos italianos contra o fascismo.

Em seguida, ela elogiou a política externa do país. “Acho importante o papel do Brasil na política internacional, porque o mundo está em chamas, e o Brasil as apaga e constrói parcerias em cima. O mundo tem uma dívida com o Brasil e queria agradecê-los”.

Viagens de Estudos e Reportagens à Amazônia

Público participa do evento e sugere idéias para edições futuras (Foto: Nivaldo Honório)

Público participa do evento e debate idéias para edições futuras (Foto: Nivaldo Honório)

A primeira Viagem de Estudos e Reportagens à Amazônia nasceu de uma troca de idéias entre o Gen. Carbonell e Sérgio Gomes, em 2006. Na época, Sub-chefe do Centro de Comunicação Social do Exército, Carbonell havia acabado de retornar do Haiti e foi convidado a realizar uma conferência de imprensa / entrevista coletiva com jovens jornalistas na OBORÉ.

Em 2007  uma reunião entre o Gen. Carbonell e a OBORÉ definiu o roteiro da viagem e quantas pessoas poderiam participar: dez estudantes selecionados do módulo Direitos dos Povos Indígenas, em parceria com o CIMI (Conselho Indigenista Missionário) , três professores e três representantes das TVs apoiadoras do curso. Em 2008, já como um aperfeiçoamento do módulo, foi realizado um curso intensivo de uma semana anterior à viagem.

A partir de 2009, começa a parceria com o IEA-USP, que foi a consolidação do módulo com uma estrutura de conferências de imprensa seguidas de entrevistas coletivas, realizadas durante quatro sábados com importantes especialistas em geografia, arqueologia, economia, biologia, antropologia, física e ambientalismo. Uma forma de os estudantes realizarem a viagem já com uma boa bagagem de informações sobre a Amazônia.

O evento fortaleceu a parceria entre as instituições realizadoras do módulo, como forma de garantir sua continuidade. Em uma época em que as redações dificilmente enviam seus repórteres para fazer matérias in loco em regiões de difícil acesso do nosso país, é de extrema importância a iniciativa de proporcionar aos formadores de opinião a oportunidade de conhecerem de perto essa região tão cobiçada, e de importância estratégica para todos os brasileiros.

Aviso importante: A Capitão Silvia e o Sargento Régio, representando o CCOMSEX, fizeram a gentileza de levar ao evento cópias com o clip editado por eles, sobre a viagem. Os participantes que não receberam, ou não estiveram presentes no evento, podem buscar o dvd na Oboré.