Inscrições para o novo módulo do Repórter do Futuro abrem em 1º de setembro

Posted on 23/08/2010


As inscrições para o 9º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência, módulo do Projeto Repórter do Futuro, estarão abertas no site da OBORÉ, a partir de 1º de setembro

Pelo 9º ano consecutivo, o CICV – Comitê Internacional da Cruz Vermelha, promoverá este curso de 15 horas, em São Paulo, nos dias 16 e 23 de outubro, conforme o modelo pedagógico desenvolvido pela OBORÉ no âmbito do Projeto Repórter do Futuro, e em parceria com a ABRAJI -Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.

Ao todo, são 25 vagas oferecidas exclusivamente a estudantes universitários da graduação que tenham interesse nessa área do jornalismo.

O curso abordará aspectos do Direito Internacional Humanitário, ou Direito Internacional dos Conflitos Armados, úteis para o trabalho da imprensa, além de apresentar o perfil da ação humanitária do CICV em quase 80 países e discutir questões éticas, técnicas e jurídicas ligadas ao trabalho do jornalista em missão profissional perigosa.

Entre os conferencistas/entrevistados deste ano estará um oficial das Forças Armadas, especialista  em relacionamento com a imprensa e com experiência em operações de paz no Haiti. Confirmadas também as presenças de um Coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo e assessor do CICV, além do Ouvidor Geral das Polícias no Estado de São Paulo, para abordarem a importância do respeito às normas internacionais sobre o uso da força e armas de fogo. Completam o quadro docente uma jornalista com experiência internacional e o assessor jurídico do CICV, especializado nas normas que regulam a condução dos conflitos armados.

Em todo mundo, o CICV promove cursos, seminários e palestras como forma de aumentar o conhecimento e o respeito às normas internacionais que regem a condução de hostilidades e apresentar o perfil neutro, imparcial e independente de sua ação humanitária em favor das vítimas dos conflitos armados e outras situações de violência e catástrofes.

No Brasil, onde a organização mantém presença permanente desde 1991, este trabalho é feito com  membros das forças armadas, policiais, autoridades e acadêmicos.

Abaixo, regras de inscrição, seleção, Reembolsa e programação detalhada

Todos os candidatos devem preencher ficha cadastral, disponível exclusivamente no site da OBORÉ , entre os dias 1 e 20 de setembro, e comparecer ao Encontro de Seleção dia 25 de setembro, sábado, das 10 horas às 13 horas, na Matilha Cultural : Rua Rego Freitas, 542, Vila Buarque , São Paulo ( 50 metros da Igreja da Consolação, próximo à Estação República do metrô ) .

O resultado da Seleção será publicado dia 1º de outubro.

A Banca Examinadora é composta por representantes do CICV, ABRAJI, Cátedra Unesco de Comunicação, Sindicato dos Professores de São Paulo, Faculdades apoiadoras e pelo Coordenador Pedagógico do curso.

Os integrantes da Banca trabalham isoladamente ( sem contato entre sí ) sobre os testes dos estudantes sem que saibam quem são os candidatos. Apenas dispõem do nome da faculdade e ano escolar.

Os selecionados deverão confirmar interesse na vaga entre os dias 4 e 8 de outubro.

Assim como nos demais módulos do Projeto Repórter do Futuro, este curso também adota o critério da Reembolsa, ou seja, é gratuito para os alunos que o fazem e é pago por aqueles que não o fazem.

Critérios da Reembolsa

No ato da matrícula, ao confirmar o interesse na vaga, o estudante assina o Pacto de Reembolsa com a OBORÉ e entrega um cheque cruzado no valor de 1 Salário Mínimo, pós datado para 13 de novembro ( não será depositado ),  que lhe será devolvido caso sejam cumpridos 3 requisitos :

1 – Comparecer, pontualmente, às Conferências de Imprensa / Entrevistas Coletivas e ao dia de avaliação.

2 – Produzir um texto sobre cada uma delas e enviá-lo à Coordenação do site-laboratório do Projeto Repóirter do Futuro, até 72 horas após a sua realização, através do reporterdofuturo@obore.com    

3 – Publicar rmatéria sobre o tema do curso , até 12 de novembro, em qualquer veículo jornalístico que tenha editor responsável.

O 9º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência é uma realização do  CICV, ABRAJI, OBORÉ,  conta com o co-patrocínio do SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo e o apoio da Cátedra UNESCO de Comunicação, Matilha Cultural, We Do Comunicação e cursos de jornalismo da USP, PUC-SP, Mackenzie, Metodista de São Paulo, Cásper Líbero e Faculdades Integradas Rio Branco.

Anúncios